Brasil

 

Como pode um país com tantas riquezas afastar de si os filhos dessa pátria?

Muitas pessoas saem do nosso país em busca de um futuro e uma melhor condição de vida, enfrentando preconceitos em um lugar distante, de costumes diferentes, tratamentos diferentes, e a maioria dessas pessoas, que saem de perto das pessoas que amam, encontram realmente uma vida muito diferente longe daqui, encontram qualidade de vida, encontram em um outro país de política e proposta diferente uma nova razão e segurança para viver.

Nem todos, lógico, possuem a mesma sorte, de encontrar aquilo que procura, não conseguem ganhar dinheiro, guardar dinheiro e ter realmente uma vida digna, muitos se aventuram em busca de uma vida melhor, e acabam vivendo uma vida pior ainda do que vivem aqui.

Vejo mais ou menos como a situação dos nordestinos, que saem de suas terras, para buscar uma vida melhor nas grandes metrópoles, assim nossos brasileiros fazem, saem do nosso país, para realizar muitas vezes trabalhos braçais, cumprindo cargas horárias bem puxadas, para tentar dessa maneira dar uma vida melhor para sua família, ou simplesmente ter uma vida melhor.

O Japão é um país característico nesse perfil, já foi muito mais atrativo em relação a ganhar dinheiro, hoje, acredito que não seja mais assim, pois as condições e a crise mundial afetou muito todos os países, tenho amigos que partiram para lá em busca de prosperidade e ainda estão em uma luta sem fim. A saudade é grande demais, não entendo o porque de estarem tão longe, sendo que aqui temos toda e qualquer condição para viver se não fosse um capital mal distribuído, diferenças sociais grotescas, impunidade, e uma cegueira coletiva.

Já na Espanha, onde tenho mais dois amigos que partiram com o mesmo ideal, vejo um pouco mais de sorte, muito preconceito foi enfrentado, pois os espanhóis são frios, diferente dos calorosos e acolhedores brasileiros, mas como nos acostumamos com tudo na vida, até mesmo com a morte, acabamos por nos acostumar e aceitar as diferenças, pois existe um ideal maior. Essa foi uma história bem sucedida de busca de melhora de vida, graças a Deus, tudo deu certo, e hoje ainda tenho uma herança, fruto de algumas dificuldades superadas através de muito amor e muita fé. Ganhei um afilhado lindo, um belo espanhol, filho de brasileiros maravilhosos, guerreiros, batalhadores...

Somente não consigo entender para que tudo isso, tenho meu primeiro afilhado e não o conheço, pois ele mora em Madrid, sei que lá ele poderá ter uma melhor condição de vida, de estudo, oportunidades, além de ser um espanhol legítimo! Mas poderia ser aqui, poderiam ter encontrado, os dois, Gabi, Akira e Gica que estão no Japão, Deivy, Jack e Vinicíus na Espanha, os seus caminhos, ao lado da família, das pessoas que os amam, e que sempre desejaram o bem...

Mas essa é a nossa vida...

Termino por aqui esse desabafo cheio de saudades e com um amor cada dia mais fortalecido pela distância e pela certeza de que tudo o que acontece e está acontecendo foi o melhor escolhido por quem olha por todos nós!