Conhecendo Madrid


É absurdamente enriquecedor a experiência de poder sair do seu país e conhecer um país diferente, foram poucos dias, poucos lugares, mas incrivelmente proveitoso...
Como é tudo é diferente... As pessoas, a educação a cultura, a economia, os lugares, a paisagem, a comida, maneira de vestir, idioma é claro... tudo é muito diferente...
Você acredita que existe um que a cada praticamente duas quadras você encontra um posto de saúde? Publico, de qualidade, sem filas, sem burocracia, tudo isso para atender a população de um bairro??? Fiquei abismada quando minha amiga saiu de casa com seu bebê de 9 meses e dentro de alguns minutos estava de volta... Já havia sido atendida, o bebê medicado e pronto, tudo resolvido...
Você imagina um país, onde a cada criança que nasce o governo dá! Isso mesmo dá! 2.000,00 euros para os país? Além disso uma ajuda de 100,00 euros/mês até a criança complete 6 anos? Pagam cursos bons para os desempregados para que esses possam ser recolocados ao mercado mais rápido? Um lugar onde o dinheiro é valorizado, onde até as coisas mais banais, puro luxo que temos, como um TV de LCD é acessível praticamente com o salário de um mês? Esse lugar existe! Lógico que nem tudo são flores... rs... Imagina um lugar onde não se comem praticamente carne vermelha... Eu como boa carnívora que sou fiquei espantada... Os espanhois dentro de sua cultura, comem muita carne de porco, até o Filet Mingon é de porco! Comem muito frango, peixes, frutos do mar... Em qualquer lugar você encontra essas coisas além do bom e velho frango... A educação, ao menos das pessoas que me esbarraram , ou melhor me atropelavam pelos lugares, é muito diferente da nossa, eles não pedem licença, não fazem questão alguma de serem simpáticos, solícitos, é como se não existem ninguém mais no mundo além deles, como se fôssemos meros figurantes de um cenário rico e majestoso, e como se vestem mal... rs... Existe gosto para tudo, mas temo o conceito fashion predominado né? Mas eu, como não sou tão fashion assim, achei mesmo que são muito mal vestidos...
Os castelos... Quantos castelos visitei... Agora sim entendo o termo "vida de rei" é tudo um luxo só! Eu não entendo nada de arte, de arquitetura, mas fiquei completamente encantada com as coisas que vi, quanto ouro meu deus!!! Quantos detalhes nas paredes, nos tetos, nos quadros, nos pratos... Só não vi nenhuma cozinha... rs... Será que eles comiam, ou comem o que? Pois ainda existem reis, rainhas, princesas na Espanha... Acho que como estou mais gordinha, devo estar pensando muito em comida... rs...
Podemos perceber também, mesmo em apenas 21 dias, como é grande o preconceito com os estrangeiros, já no aeroporto, na polícia federal, sentimos os primeiros impactos de estar saindo do nosso Brasil... Me senti como uma verdadeira terrorista, que na bolsa levava uma bomba prestes a explodir... Onde vai? Porque? Tem dinheiro? Quanto? Passagem de volta? Me Mostra! Quanto tem de dinheiro? Cartão de Crédito Internacional? Chequei a tremer como se realmente estivesse fazendo algo de muito errado... Depois de longos minutos fomos liberdos, ao menos dessa etapa... Simplesmente por uma informação solicitada, já fomos questionados de onde vínhamos, "- Brasil", Bastou, a salinha por onde todos passaram direto, nós entramos... Raio-X nas malas... Chega a ser engraçado...Passado o interrogatório, chega o momento de contemplação... Um lugar que não tem prédio... Justo nós, que moramos em São Paulo, e que não conseguimos ver quase nada por nossas janelas que não sejam prédios enormes, nos deparamos com uma cidade sem grandes torres, pequenos prédios de 3 ou 4 andares, todos marrons ou nas variações que a cor permite, aqueles toldos verdes bandeira que vemos nos filmes, tem em quase todos os prédios, roupas penduradas do lado de fora da janela também, pois os apartamentos são pequenos, toda cidade é plana, e isso explica a quantidade de bicicletas que podemos observar nas ruas.. O que tem de bicicleta, tem de idosos... Nunca vi na minha vida tanto idoso na rua, acredito que por esse motivo eles dão aqueles 2.000,00 euros por crianças que nascem... Para utilizar o carrinho do mercado, é necessário colocar uma moeda em um dispositivo que fica nele, para que assim as pessoas o recoloquem no lugar de onde tiraram pois somente assim a moeda que você deposita para utilizá-lo, pode ser devolvida... Isso eu confesso que achei bem legal, pois o número de amassados que ganho no carro a cada vez que estaciono no mercado diminuiria bastante...
Nossa tem tanta coisa que vou lembrando normalmente durante os dias, quando vejo alguma situação que era diferente... Ah, pedestres lá são privilegiados, sei que isso acontece em outros lugares do mundo, mas como nunca vi em nenhum outro lugar, fiquei passada, basta colocar o pé na faixa de pedrestes que os carros param para você passar, nos lugares onde existem farois de pedestres, eles precisam aguardar o sinal verde, porém onde não existe, colocou o pé, o carro para. Ao andar pela rua, eu, que não estou acostumada com tamanha gentileza, além de passar praticamente correndo, como se estivessem me fazendo um favor, ainda agradecia a gentileza, penso que nesse momento era facilmente reconhecida... kkkk...Todo lugar existe lixos, mas eles insistem em jogar tudo no chão mesmo, papel, restos de comida, latas, são o que você mais encontra nos bares e pequenos lugares onde se comem por lá...Todo mundo fuma em qualquer lugar, os bares ou lanchonetes (não me lembro o nomeque utilizam lá para esses lugares) são bem pequenos em sua grande maioria, e eu que sou fumante, ficava incomodada com o cheiro do cigarro, pois todos fumam ao mesmo tempo em lugares muito pequenos e totalmente fechados devido ao frio da Europa nessa época do ano. Quantos parques!!! Assim como posto de saúde, a cada duas quadras, podemos ver grandes parques, onde os idosos caminham, jogam e as crianças brincam, tudo muito bem cuidado...Os lugares que servem bebidas, pois esses conhecemos um monte, são obrigados a servir junto com a cerveja ou chopp ou canha, como chamam lá, petiscos, pequemos aperitivos, normalmente servidos em uma fatia de pão, esses petistos se chamam tapas e a população gosta disso viu... Existem milhares de lugares que servem tapas de tudo quanto é jeito e gosto! Paeja!!! Hum!!! Nem sou tão fã assim de frutos do mar, mas não resisti e nem deveria a experimentar a deles... É de dar água na boca... Não vi nenhum restaurante brasileiro nesses dias que passei, sorte que estava na casa de amigos brasileiros e não deixei de sentir o nosso tempero único e incomparável! Comida japonesa tem, mesmo porque existe uma grande quantidade de japoneses, chineses, coreamos por lá... Eles são mais bem vistos que nós, pois possuem a fama de ser trabalhadores, e isso é verdade mesmo, no horário de almoço deles, que começa as 14hrs e só acaba as 17hrs (Isso mesmo!!!) o comércio todo para! As lojas, mercadinhos, vendinhas tudo fica fechado, só reabrem as 17 horas quando as pessoas voltam ao trabalho que largam ás 19 ou 20 horas depende do lugar... Gostei tanto disso, pena que aqui não rola... Voltando ao chineses, nesse perído, são os únicos que trabalham, nem todos, mas uma boa parte deles, comem no balcão de seus comércios mas não fecham o estabelecimento...
Fizemos uma viagem de carro para Barcelona, são 650 km de Madrid, mas outra coisa que temos que tirar o chapéu é para a conservação das estradas, são verdadeiros tapetes, porisso os motoristas parecem um bando de loucos, correm demais... As pistas tem velocidade mínima e eu cheguei a ver velocidade mínima de 120 km/hr... Imagina como os carros passam ao nosso lado... Mesmo sendo longa, a viagem não foi nem um pouco cansativa, pois são tantas paisagens diferentes aos nossos olhos, que acabamos por não ver o tempo passar, já na volta, como era noite e chovia bastante, pouco se via das paisagens, a viagem ficou um pouco cansativa.
Bom não tive muita sorte quanto ao tempo, diziam que Madrid no inverno, não sei se é assim na Europa toda, era sol o dia inteiro, céu azul mesmo com o dia frio, muitas vezes negativo, eu mesma,  só vi isso um ou dois dias, só peguei chuva e tempo muito nublado, um desses dias de chuva e tempo mais que fechados pegamos uma fila de INPS aqui do Brasil, para tentar visitar o Palácio Real em Madrid, era uma quarta feira, dia que eles não cobram a entrada (todos os castelos visitados são pagos para entrar, valores simbólicos, 9 ou 10 euros mas cobrados) e acabamos por desistir, pois chovia muito e haviam muitas pessoas na fila, como estávamos com o meu presente (meu afilhado) não tinha condições alguma de encarar aquela fila, não consegui também andar de trem, nem de AVE, tão pouco de metrô, mas os lugares por onde meus pés pisaram, todas as cidadezinhas que visitamos,  ficarão para sempre em minha lembrança.

Deixo o meu beijo especial para os espanhóis que conhecemos por lá, e que fazem acreditar que toda regra existe exceção, Sônia, Mônica (praticamente uma espanhola), Pepe e aos brasileiros que lá vivem que nos acolheram e nos divertiram muito... Didi, Fernado, Tia Deyse, Tio Antônio, namorado da Sônia que esqueci o nome...rs...(quando lembrar coloco) Jack e Deivy que me deram um rico presente para vida toda, meu afilhado Vinícius...

Cheia de Saudades...

Um comentário:

  1. Nossa que delícia ler essas palavras, fiquei imaginando algumas ações com as citações postadas....achei o máximo o esquema do carrinho do mercado, show de bola!!É bom conhecer as riquezas, cultura e um pedacinho do que lhe ficou guardado desse país deslumbrante!!Amei Rara....lindissímo!!!Posso dizer que estou conhecendo através de tudo que você vem nos mostrando um país divinamente lindo!!Conforme for se lembrando das riquezes que você conheceu vai passando para nós!!!Beijos enormes em seu coração!!!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e seu comentário!