Mãos de Fátima

 
Como muitos dizem, existem realmente pequenos detalhes que fazem toda diferença. Há um tempo atrás me deparei com um pingente em uma loja de prata (eu particularmente adoro!) e o vendedor me explicou superficialmente o significado daquele símbolo, acabei comprando o pingente pela explicação do vendedor e acabei procurando na net o significado daquilo que usaria em meu pescoço, acabei por pensar inclusive em fazer uma tatuagem com o símbolo com mais duas amigas, porém o lugar que eu queria era pequeno para a tatuagem que precisa ter todos os detalhes e para isso precisaria de um espaço maior, acabei deixando essa ideia para depois, mesmo porque acabei fazendo outras e não decidindo o lugar onde a colocaria, porém esse não é o motivo deste post.
Uso frequentemente o meu "amuleto" no pescoço e não faço comentários sobre ele, na semana passada ganhei esse ai de presente do Leandro. É simplesmente um agrado, porém o fato de ter percebido o meu interesse no "objeto" e se deparado com ele em uma loja de presentes durante o horário de almoço, me trouxe de presente e eu particularmente AMEI! Com certeza, dos presentes que já ganhei, esse foi sem dúvida um dos que mais gostei!
Para quem não conhece e não sabe o significado, está aqui o significado:


A palavra Hamsa deriva de uma antiga língua semítica e significa algo como "cinco". Este é um dos mais divulgados amuletos de protecção usados tanto por muçulmanos como por judeus. Compõe-se por uma forma de mão estilizada e simétrica, profusamente ornamentada e, geralmente, contendo um olho na palma.
O Hamsa é conhecido como "Mão de Fátima" pelos muçulmanos, numa referência à filha de Maomé. Segundo a tradição sunita, os cinco dedos de Fátima simbolizam os cinco pilares do Islão, enquanto que para os xiitas, simbolizam o Ahl al-Kisa - o grupo formado por Maomé, a sua filha Fátima, o seu sobrinho e genro Ali, e os seus netos Hassan e Hussein. Os judeus, por outro lado, chamam-lhe "Mão de Miriam", aludindo a esta figura bíblica, irmã de Moisés e de Aarão. Para estes, os cinco dedos simbolizam os cinco livros da Tora. É ainda de referir que, como acontece com a maioria dos símbolos de poder, há fortes indícios que o Hamsa seja muito anterior ao seu uso pelo Islão ou pelo Judaísmo. Achados arqueológicos comprovam que este símbolo foi usado por povos fenícios, possivelmente associado ao culto da deusa lunar Tanit, patrona da cidade de Cartago.
Em todas as culturas que o utilizam, o Hamsa é um símbolo de protecção, em especial contra o mau-olhado. Afasta as negatividades e os perigos, sendo usado como pendente, junto ao corpo ou, de maiores dimensões, pendurado nas portas e paredes das casas, dos estabelecimentos comerciais e ainda nos automóveis, para evitar roubos e acidentes. Por vezes, o olho central é acompanhado de outros símbolos como a Estrela de David ou os Peixes, ou ainda por inscrições em hebraico ou árabe, dependendo da sua origem.

Resumindo, o Hamsa ou Mão de Fátima, é um talismã usado como um meio de afastar o mau-olhado.
A mão aberta é um símbolo de generosidade, em meio a tanta inveja. Um gesto de paz num mundo de ódio. A mão de Shalom que estendemos a todos os homens. Os peixes significam fartura e prosperidade para seu lar ou negócio.

10 comentários:

  1. Que a mão de Fátima, a protetora de todos, possa estar sempre ao seu lado guiando seus passos, sentimentos e pensamentos.
    Ela é iluminada e lhe trará sempre a luz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha oração é para que Deus sempre te proteja e te guarde de todo mau.............que Deus continue guiando seus passos e reinando em seu coração.......as mãos de Deus sempre tocam vc.....Lindo post, gostei de saber de algo que eu não conhecia eu amo falar sobre coisas espirituais, penso que naõ existem coincidencias, tudo tem um porque e um para que.....e existe um motivo de seus olhos se encantarem pelas "Mãos de Fátima" e vc saberá!!!!........Beijos amore

    ResponderExcluir
  3. Desculpe porém não gosto de amuletos

    ResponderExcluir
  4. Ganhi uma tb de parede que veio de Jesuram a amo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sabe o significado , adoro e qria muito sabe pois é uma tattoo que pretendo faze ... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho super legal esse simbolo. Porém não sabia o que significava, agora eu sei e vou fazer uma tatuagem com esse simbolo.

    ResponderExcluir
  7. Lamento dizer, mais esse não é o verdadeiro significado isso é apenas são uma desculpa dos marssons, pois essa mão é usada por pessoas anti- Cristo. Se você tem fé em DEUS eu estou te alertando não faça essa tatuagem pois um dia você vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  8. Sou fascinado com antiguidades,somos divididos por três partes corpo alma e espírito.se Foce olhar o corpo já teria feito várias tatuagem enclosive essa mão de Fátima, mas como sou uma pessoa q nasceu num lar evangélico sempre fui resguardado por imagems amuletos etc afinal tudo aquilo q tirace a honrra e a glória do senhor Jesus,MSM sei entender.hoje compreendo e agradeço a Deus por me guardar destas idolatria, e se está msgm chegou até VC e prq VC precisa tomar a decisão correta.acredite em Deus e em seu filho Jesus q VEIo por nos ninguém vai ao pai a não ser por mim.

    ResponderExcluir
  9. Sou fascinado com antiguidades,somos divididos por três partes corpo alma e espírito.se Foce olhar o corpo já teria feito várias tatuagem enclosive essa mão de Fátima, mas como sou uma pessoa q nasceu num lar evangélico sempre fui resguardado por imagems amuletos etc afinal tudo aquilo q tirace a honrra e a glória do senhor Jesus,MSM sei entender.hoje compreendo e agradeço a Deus por me guardar destas idolatria, e se está msgm chegou até VC e prq VC precisa tomar a decisão correta.acredite em Deus e em seu filho Jesus q VEIo por nos ninguém vai ao pai a não ser por mim.

    ResponderExcluir
  10. ganhei um acredito deus não coisas.quem quia mão deus não mão amuletos;

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e seu comentário!